Recomeçar Inventário, preparando para transmissão electrónica à AT

1. A Contagem

Uma contagem física do inventário, no final do ano fiscal, pode ser importada para o Gestix por folha de cálculo. Desta forma é possível corrigir stock e extrair a listagem de inventário a comunicar à AT.

2. A Entrada em Armazém resultante da Importação CSV

A importação do ficheiro da contagem (CSV) dá lugar ao registo de um documento de entrada em armazém, com as quantidades em stock por referência de artigo, referenciado como “Importação”. A data deste documento, que pode ser editada pelo utilizador, deve ser a do primeiro dia do ano a que respeita a contagem.

Gestix entrada de stock importaçao via CSV
Gestix entrada de stock importaçao via CSV

3. Desconsiderar os movimentos de stock anteriores…

O parâmetro usr_stock_date permite definir a data da contagem inicial, antes da qual o sistema desconsidera os movimentos de stock para efeitos de inventário.

Quando se deseja fazer os stocks corresponder aos valores da contagem, ignorando todas as entradas e saídas anteriores, é possível com recurso a este parâmetro de configuração do Gestix ERP.

Por exemplo, para ignorar movimentos anteriores a 31 de Dezembro de 2014, registar o valor 2014-12-31 no parâmetro usr_stock_date e proceder conforme se indica nos passos seguintes.

 recomeçar inventario a partir de data
recomeçar inventario a partir de data

4. Recalcular o inventário através da Verificação de Consistência

A operação Verificação de Consistência, acessível a partir do menu Admin, permite consolidar os valores do inventário e dos preços médios de custo, com base nos movimentos registados no sistema e na configuração do mesmo.

São eliminadas eventuais inconsistências fruto de alteração de documentos de entrada/fornecedor, ou da sua introdução fora de ordem cronológica, entre outras fontes comuns, ou excecionais, de inconsistência nos valores de custo médio ponderado.

verificação da consistência
verificação da consistência

Para fazer a verificação geral das existências clicar o botão Verificar todos os items.

Nota: esta operação deve ser realizada apenas quando nenhum outro utilizador está a operar o sistema.

Finalmente poderá ser extraída a listagem de inventário que reflete os movimentos registados na base de dados conforme à configuração do sistema.

inventario por armazem
inventario por armazem

Upgrades e Serviço Cliente: http://gestix.pt/go/solutions

One thought on “Recomeçar Inventário, preparando para transmissão electrónica à AT

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Close